top of page
  • Foto do escritorJuliana Rosado

Saúde emocional: 8 passos para se tornar mais maduro(a) emocionalmente

Lidar de forma saudável com nossas emoções (sejam elas positivas ou negativas) é a chave para experimentar relações maduras durante a vida. Nós podemos desenvolver maturidade emocional com qualquer idade, se cultivarmos esses passos:


1. Saiba seus limites:

Comunique de forma clara seus limites para as pessoas que são próximas a você. Isso torna os relacionamentos livres de ressentimentos, já que você informa as pessoas até onde você pode ir - e ensina a elas a respeitarem seu espaço.


2. Pratique pausar:

Aprenda a pausar e respirar conscientemente (feche os olhos, inspire por 5 segundos, exale por 5s.) antes de reagir ou fazer uma escolha impulsiva.


3. Escute a perspectiva dos outros:

Pense sobre o que o outro está falando/sentindo/pensando. Assim você cria mais empatia mesmo quando você não concorda com a perspectiva alheia.


4. Aprenda a lidar com decepções:

Em muitos momentos as coisas não saem como planejamos, ou gostaríamos que acontecesse. Isso faz parte da vida... e quando aprendemos a lidar com as situações que fogem do nosso controle nos empoderamos e nos responsabilizamos pelo que podemos realmente controlar.


5. Aprenda como satisfazer as suas necessidades:

Aprenda sobre as suas necessidades (quais são - físicas, emocionais) e como satisfazê-las. Isso permite que você tenha autonomia sobre você e que comunique as pessoas o que você precisa, ao invés de esperar que elas magicamente adivinhem.


6. Deixe as pessoas terem suas próprias reações e experiências:

Fique seguro(a) do seu estado emocional e não tente ajeitar/consertar e ser o(a) salvador(a) quando outras pessoas estão tristes ou decepcionadas. Podemos ajudá-las as apoiando, mas não temos como resolver as suas questões e nos responsabilizarmos por elas.


7. Observe quando você não está bem e se sentindo para baixo:

Quando você está cansado(a), triste, com raiva e não está se sentindo bem, tire um tempo para você e comunique as pessoas próximas que precisa de espaço. "Não estou me sentindo bem neste momento, então vou me retirar ou ficar mais quieto agora".


8. Não leve para o pessoal:

O comportamento das pessoas é reflexo do seu próprio mundo interior e raramente é sobre quem nós somos. Está tudo bem se sentir machucado por alguém, mas não leve para o lado pessoal (e permaneça com essa mentalidade), evite entrar em um ciclo de vergonha ou culpa pelo que acontece com os outros.


  • Gostou desses 8 passos? O atendimento psicológico online proporciona momentos de reflexão sobre nós mesmos (dos outros e do mundo) e aumenta nosso autoconhecimento e fortalecimento emocional. Se quer aprender a lidar melhor com tuas emoções, entra em contato!





Comentários


bottom of page