top of page
15_edit 14.jpg

ψ Escolhi a psicologia pois sempre tive interesse em escutar e compreender a história de vida das pessoas (a minha também), quem somos, o porquê de determinados pensamentos, comportamentos e as possibilidades que temos para evoluir. Afinal, se queremos ver mudanças, elas começam de dentro, certo? O processo de autoconhecimento permite que a gente explore medos, potencialidades e nos questione sobre o caminho que estamos trilhando. Se conhecer permite criar maneiras mais saudáveis e autênticas de ser e estar no mundo. Afinal, quem é você? Você está sendo e fazendo o que acredita ou apenas se contenta com o que pensa (ou te falaram) que é e faz?

O encontro terapêutico - entre você e eu - é uma relação que se constrói ao longo do tempo e proporciona processos intensos que nos levam ao encontro real de nós mesmos e possibilitam expansão de consciência e transformação.

 

Juliana Szpoganicz Rosado, é psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2012), mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014) e especialista em Terapia Sistêmica individual, de casal e família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA, 2016).

18__MG_9381_edited_edited.jpg

ॐ Iniciei minha prática e estudos da filosofia do Yoga em 2018 e me deparei com uma sabedoria oriental de técnicas e reflexões poderosas a respeito da evolução humana e da vida. O Yoga é considerado uma área da medicina do sistema de saúde da Índia e hoje há diversos estudos da neurociência confirmando o que os antigos yogis relataram em suas escrituras:

a importância de um estilo de vida saudável onde corpo, emoção, mente e espirito são contemplados.

Em 2021, durante a pandemia, tive a oportunidade de viver 7 meses em um Ashram (centro de estudos e práticas de yoga) na Nova Zelândia e lá pude viver esse estilo de vida e experimentar os seus benefícios. Aprender e aplicar as ferramentas do yoga de maneira consistente neste período desafiador da humanidade foi a "rotina-medicina" que fez eu manter em equilíbrio a minha saúde. Assim, estudo e pratico Yogatécnicas de mindfulness (atenção plena) e respiração consciente e ofereço essas possibilidade em meus atendimentos; pois acredito que ciência do yoga é eficaz e efetiva no processo de autoconhecimento, na regulação das emoções e potencializa a neuroplasticidade do cérebro: capacidade de criar novos caminhos neurais = mudanças.

Como formação complementar, Juliana é Yogaterapeuta Ayurvédica 

(filosofia e prática do Yoga aplicada na promoção e manutenção da saúde) pela Yoga Alliance Brasil do Rio de Janeiro (2023) e instrutora de Yin Yoga e Hatha Yoga, pelo Anahata Yoga Retreat Center na Nova Zelândia (2021).

Será o momento de unir as sabedorias do ocidente e oriente em prol de conquistarmos uma rotina que contemple e apoie uma saúde integral e maior consciência a respeito da vida e do que viemos fazer aqui?

Formação Acadêmica

2014 – 2016: Especialização em Psicoterapia Individual, de Casal e Família – Abordagem Sistêmica Integrativa – Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA). Porto Alegre, RS.

2012 – 2014: Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento – Grupo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares. Universidade Federal do Rio
Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS.

2007 – 2011: Graduação em Psicologia – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

Formação Complementar

Abril 2022 – Fevereiro 2023: Especialização em Yogaterapia Ayurvédica – Aliança Brasileira de Yoga. Rio de Janeiro, RJ.

Maio 2021 – Dezembro 2021: Formação em Yin Yoga e Hatha Yoga, Anahata Yoga Retrat, Golden Bay, Nova Zelândia.

Abril 2020 – Abril 2021: Certificado Internacional em Negócios (Introdução a liderança de equipe). Service IQ. Wanaka, Nova Zelândia.

Artigos publicados

ROSADO, J. S.; BARBOSA, P. V.; WAGNER, A. Ajustamento Conjugal: a função das características individuais, do casal e do contexto. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 1, p. 26-33, 2016.

ROSADO, J. S.; WAGNER, A. Qualidade, ajustamento e satisfação conjugal: revisão sistemática da literatura. Pensando Famílias, v. 19, p.21-33, 2015.

ROSADO, J. S.; DIAS, A. C. G. ; JAGER, M. E. Padrões de Uso e Motivos para Envolvimento em Redes Sociais Virtuais na Adolescência. Interação
em Psicologia (Online), v. 18, p. 13-23, 2015.

Capítulo de livro

MOSMANN, C. ; LEVANDOWSKI, D. C. ; COSTA, C. B. ; ZORDAN, E. P. ; ROSADO, J. S. ; WAGNER, A. . Qualidade conjugal: Como os casais avaliam seus relacionamentos?. In: Adriana Wager., Clarisse
Mosmann., Denise Falck. (Org.). Viver a dois - Oportunidades e desafios da conjugalidade. 1ed.Porto Alegre, RS: Sinodal, 2015, v. 1,p. 19-32.

Atendimento Psicológico Online
Juliana Szpoganicz Rosado
Psicóloga Clínica & Terapeuta Sistêmica Integrativa

bottom of page