top of page
  • Foto do escritorJuliana Rosado

3 hábitos para cultivar antes de iniciar o trabalho

Incluir uma prática, mesmo que curta, de autocuidado antes de ir para o escritório ou de iniciar seu trabalho em casa (home office), é uma excelente maneira de iniciar o seu dia.


Se você tem a possibilidade de escolher, não acorde e imediatamente inicie o seu trabalho (ou saia correndo para chegar até ele).

Ao acordar o seu corpo-mente acabou de sair de um estado de descanso. Ao 'retornar' e iniciar seu dia em contato com o mundo externo, a sua rotina, seja gentil consigo mesmo. Iniciar o dia com calma e reservar um momento para ir acordando, sem presa, impacta diretamente em como seu dia vai ser.

*Começar o seu dia consumindo notícias ruins, vendo redes sociais e respondendo emails, pode afetar negativamente o seu humor e alimentar pensamentos e comportamentos nada produtivos.


Felizmente, há muitas atividades que você pode fazer antes de começar a trabalhar.

Aqui apresento 3 hábitos que podem nutrir seu bem-estar:


1. Reserve um tempo para ficar em silêncio logo pela manhã.


Praticar mindfulness (atenção plena) logo ao acordar pode ser muito efetivo para sua produtividade. Use 5-10 minutos para permitir que você observe você mesmo e perceba como você está. 'Como estou me sentindo hoje?' Perceba seu corpo, sua respiração. "Sinto alguma tensão? Como está minha respiração? Se necessário, feche os olhos, isso ajuda a levar a atenção para o momento presente e responder as questões com mais clareza. Depois, direcione sua atenção aos seus desejos ou paixões, se inspire; assim, essa voz de motivação é a mais alta que você escuta antes de começar a interagir com o resto do mundo.


Outras sugestões são escrever em um caderno o que está pensando e/ou refletir sobre como será o seu dia e o que você planeja alcançar. Algumas questões para refletir:


  • O que realmente importa para mim no dia de hoje?

  • Quais são as coisas que eu vou focar a minha energia/atenção?

  • O que sucesso representa para mim?

Ter um momento para responder essas perguntas pode ser o suficiente para colocar você em uma mentalidade positiva e influenciar o seu dia; e a longo prazo, sua semana, seu mês…


2. Pratique atividade física.


Escolha sua maneira favorita de exercitar o corpo e organize sua agenda para que possa fazer isso antes de iniciar seu trabalho. Caminhar por 5 minutos por dia pode ser um grande passo. (seja dentro de casa, dando uma volta na quadra de casa com o cachorro, tirando o lixo...)

Algumas pesquisas falam que ter um ritmo ativo pela manhã pode ajudar as pessoas a se acalmarem e se concentrarem.


Movimentar o corpo de maneira consciente, e da maneira que você quiser e fizer sentido para você, aumenta o seu bem-estar, reduz sintomas de depressão, regula o sistema nervoso...

As vezes pode ser difícil colocar na agenda… mas apenas 2 minutos de alongamento já pode te ajudar!


3. Comece o seu dia sendo gentil com você.


Fazer algo que você gosta e cuidar bem de você pode ter um efeito maravilhoso no seu dia. Algumas sugestões:

  • Tenha uma rotina devagar pela manhã – sem correria, organize seu tempo para isso.

  • Aprecie seu café da manhã.

  • Escute musicas que você gosta enquanto se veste para o trabalho.

Independente do que você fizer, ter esse tempo para você é muito importante.

Prestar atenção em como você está e fazer atividades que nutram seu auto cuidado é fundamental para manter sua saúde, bem estar e aumentar sua produtividade.


Quando você cuida de você, você também cuida de todas as outras áreas da sua vida.


Se você sente que precisa de ajuda para organizar sua rotina de maneira mais saudável, entra em contato. Através da psicoterapia eu posso te ajudar!






Comentarios


bottom of page